TERAPIA FOTODINÂMICA

A Fundação Pro-Hansen é coparticipante em projeto da Universidade de São Paulo e o Instituto de Física São Carlos, que tem como objetivo ultrapassar os obstáculos econômicos, logísticos e sociais do tratamento de câncer de pele, através da Terapia Fotodinâmica (Photodynamic Therapy ou PDT), usada há 10 anos e que agora está sendo adaptada à realidade do país.

Com o propósito de disponibilizar a sociedade o que há de mais moderno em terapia baseada na aplicação de luz para o tratamento do câncer de pele não melanoma, do tipo basocelular. O tratamento é eficaz contra o câncer de pele em estágio inicial.

O objetivo da iniciativa é o de difundir o uso da terapia fotodinâmica como uma opção de tratamento, com possibilidade de cura da doença.

Para realização do tratamento que consiste na aplicação de uma pomada na lesão, seguido da emissão de uma luz especial, ativando uma substância que age matando as células cancerosas.

Com este aparelho é possível à análise das lesões cancerosas e o tratamento da doença no mesmo dia. Esse procedimento funciona passando um medicamento fotossensível que é absorvido pelas células tumorais, levando-as à morte quando iluminadas pela luz do equipamento.

gallery/terapia fotodinâmica 1

Equipamento de fototerapia

gallery/terapia fotodinâmica 2

Indicações

O tratamento pode ser realizado em qualquer região do corpo e é ideal para pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes e idosos que não podem ou preferem não passar por um procedimento cirúrgico.

Também pode ser indicado como alternativa para o tratamento de acne – para indivíduos que não podem ou não querem fazer uso de medicamentos por via oral - e na extração de hiperplasia.

Pode ainda ser utilizado em alguns casos de pacientes com rosácea (vasinhos vermelhos que podem gerar lesões similares à acne), no tratamento de queilite actínica (lesões decorrentes da exposição solar nos lábios), e o mais indicado para atender, da melhor forma possível, às pessoas que buscam bom resultado funcional e estético.

Se você tem alguma dúvida sobre a Terapia Fotodinâmica, consulte um de nossos dermatologistas. Agende uma consulta. 

Dra. Margarete Iassuko Furusho
Diretora Médica da Fundação Pró-Hansen
Responsável pela parceria e coordenação do projeto
Terapia Fotodinâmica Brasil na FPH.