humanização do atendimento

Refletir sobre o imaginário coletivo em relação à hanseníase é uma etapa para a humanização, a integralidade e a qualidade da atenção. No tocante à humanização das relações interpessoais, o olhar, a escuta, o toque ou um simples aperto de mão transmitem ao paciente a sensação de estar sendo cuidado, fortalecem os vínculos, a adesão aos tratamentos e a confiança na equipe.

gallery/fph 99069565

a fisioterapia e a hanseníase

Quando a doença afeta os nervos, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas evoluindo para deformidades que causam limitações na vida social, diminuição da capacidade de trabalho e distúrbios psicológicos.
A fisioterapia é uma ferramenta importante para controlar a evolução dessas lesões permitindo a prevenção das incapacidades impostas pela hanseníase. A hanseníase afeta a parte motora do paciente. Com o tempo ele vai apresentar atrofias que não serão mais revertidas e ainda devido à falta de sensibilidade, o paciente vai fatalmente acabar esbarrando e machucando esse membro até que ele acaba sendo perdido.
As sessões de fisioterapia fazem parte do protocolo de tratamento e são oferecidas gratuitamente juntamente com a medicação. O fisioterapeuta da rede desenvolve uma avaliação minuciosa que consiste da realização de testes, como: a quantificação do grau de perda sensitiva; teste de sensibilidade e força muscular das mãos e pés e palpação de nervos periféricos.
As sessões de fisioterapia são realizadas na Fundação Pró-Hansen, através de convênio de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde. O tempo de tratamento e o número de sessões variam conforme resposta do paciente, havendo ainda aqueles que mesmo após receberem alta medicamentosa permanecem com as sessões.
Os exercícios e técnicas utilizadas durante as sessões afetam diretamente na qualidade de vida dos portadores, melhorando-a muito.

gallery/evite complicações

o papel da enfermagem no tratamento

Os profissionais da área da saúde, principalmente a Enfermagem, podem ser de grande utilidade nos cuidados prestados aos pacientes hansenianos. Podem contribuir através dos cuidados específicos do tratamento, como curativos, administração de medicamentos prescritos pelos médico e, ainda, podem colaborar  como agentes principais de humanização, agindo de maneira sensível e integral na autoestima e dificuldades psicológicas dos pacientes.

 

A atuação da Enfermagem se prolonga quando se enfatiza a necessidade da educação em saúde como meio de controle da doença, através do envolvimento profissional, familiar, veículos de comunicação, serviços de saúde e da população em geral. Também é cabível ao trabalho de Enfermagem a busca ativa de casos, diagnóstico precoce, prevenção e, posteriormente, tratamento de incapacidades físicas e manutenção do doente no convívio social.

 

Entre essas atuações, certamente a prevenção de incapacidades é a atividade de maior importância, pois é um processo que associa o tratamento medicamentoso e pós-medicamentoso e que, para ser eficiente, deve contar com todos os profissionais de saúde capacitados. Estes procedimentos podem evitar complicações causadas pelo comprometimento neural, os quais provocam deformidades físicas graves de consequências econômicas, sociais e psicológicas.

 

Por isso, um atendimento efetivo visa diagnosticar precocemente e tratar as reações e neurites, inclusive às neurites silenciosas, que são aquelas em que os nervos estão espessados e a sensibilidade comprometida com ausência de dor.

gallery/enfermagem

terapia ocupacional

Campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e social que visa autonomia de pessoas que apresentam dificuldades (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais ou sociais) na participação da vida social. A atividade é o instrumento terapêutico do Terapeuta Ocupacional, que seleciona a atividade a cada indivíduo e situação, determinando os aspectos motores, psíquicos, socioculturais, cognitivos e funcionais para à realização da mesma.

 

A Terapia Ocupacional na hanseníase na Fundação Pró Hansen trabalha em dois focos de intervenção: reabilitação de mão e na confecção de adaptações para realização das AVD’S (Atividades de Vida Diária). Buscando sempre a independência e o retorno às atividades que foram paradas devido à doença.

gallery/tratamento