Na Fundação Pró-Hansen além de contar com profissionais especializados ainda é possível associar à tecnologia da fototerapia – que pode ser usada para combater doenças dermatológicas. Entre as mais comuns estão à psoríase, o vitiligo, o câncer de pele, entre outros.
A fototerapia é um tratamento que trata de manchas, acne e lesões de pigmentação. Ela também unifica, ilumina e melhora a aparência da pele.
O tratamento é baseado na luz do aparelho, mais efetivo para atingir profundamente a pele. Ele consiste na limpeza superficial da pele, onde ocorrem os disparos de luz.
A fototerapia elimina as bactérias que dão origem à acne com mais rapidez, deixando a pele ainda mais bonita e saudável.
O disparo de luz é absorvido apenas pelo alvo, sem afetar a pele que não está manchada. O número de sessões varia e o tempo de intervalo entre uma sessão e outra é de duas semanas. É importante ressaltar que ela só deve ser feita depois de uma detalhada avaliação e encaminhamento médico, pois cada pessoa tem diferentes necessidades!
A máquina de fototerapia utiliza a propagação de raios ultravioleta A e B na pele do paciente. O equipamento emite uma radiação igual à solar. São 42 lâmpadas que emitem radiações A e B, cada patologia exige um tipo. É possível fazer a programação e dosar a quantidade que o paciente vai receber, fazendo com que o tratamento fique mais efetivo e com menos efeitos colaterais.
A radiação da máquina é solar, mas ao sair do consultório, o paciente precisa tomar cuidado pra não se expor em excesso ao sol de verdade. É preciso usar óculos, boné, filtro solar e camisa que proteja as áreas atingidas pela doença.
A Fototerapia é disponibilizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes em Curitiba e Região Metropolitana. Os agendamentos serão realizados a partir da solicitação do médico que assiste o paciente na Fundação Pró-Hansen e que indica a Fototerapia para seu problema de saúde.
Câmara de fototerapia - Raios UVA e UVB
Aparelho de fototerapia localizada