atendimento psicológico

Através da parceria com a Associação Psicanalítica de Curitiba e com a Universidade Tuiuti – Curso de Psicologia, a Fundação Pró-Hansen oferece acompanhamento psicológico através do serviço voluntário na especialidade de Psicologia Clínica, desenvolvendo pesquisas clínicas de interesse de ambas as instituições. 

gallery/fph 93492389432

Atendimento psicológico

Psicanálise e as afecções dermatológicas

A psicanálise busca as determinações dos atos e motivações do homem no inconsciente, cuja constituição se dá a partir das experiências infantis. Determinações inconscientes que emergem de conflitos rejeitados pelo campo da consciência e aparecem como sintomas, é o que chamamos de intervenção da psique no soma. Freud lembra que "a psicanálise não esquece que o psíquico repousa sobre o orgânico". O sintoma analítico então tem lugar de metáfora, constitui-se como substituto da satisfação pulsional que não foi realizada, atualizando o conflito psíquico. 

Nas doenças orgânicas encontramos outra lógica, uma vez que não são passíveis de interpretação. Embora haja manifestação do inconsciente, esta aponta para outra ordem, a do real, escapando assim à inscrição simbólica. Denominamos essas doenças de fenômenos psicossomáticos. Para a psicanálise esses fenômenos são como escrituras no corpo, numa passagem falhada do corpo à letra. Ler estes fenômenos passa a ser a tarefa do analista, desde que o analisante a isto o autorize e se autorize também. Não se trata de tarefa simples, pois se trata de retraçar, na própria análise, este caminho que parece fora de questão: conduzir do corpo à palavra.

Um grupo de psicanalistas cuja formação se dá na Associação Psicanalítica de Curitiba tem se dedicado ao atendimento de pacientes que padecem de fenômenos psicossomáticos. Na Fundação Pró-Hansen, e também em seus consultórios, oferecem um lugar de escuta clínica, criando uma possibilidade a mais de tratamento desses pacientes.